Bombai Comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital em Curitiba

Em três anos, arrecadações da Obra Evangelizar levam comida a 52 municípios em 20 estados brasileiros

Por meio de sete “lives solidárias” do Padre Reginaldo Manzotti, a Associação Evangelizar É Preciso arrecadou mais de 764 toneladas de alimentos, que ajudaram milhares de famílias brasileiras a enfrentar a fome e o empobrecimento na pandemia

A campanha da Fraternidade da Igreja Católica de 2023 chama a atenção para a necessidade de mover esforços para o enfrentamento da fome e socorro às famílias que estão em condição severa de vulnerabilidade. De acordo com o relatório da Rede Brasileira de Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), com dados de 2022, mais da metade da população do país (125 milhões de pessoas) convive diariamente com algum grau de insegurança alimentar, desde a incerteza de não saber se vai conseguir colocar comida na mesa no horário da próxima refeição até não ter de fato nada para comer.

Entre 2020 e 2022, apenas por meio das ações conhecidas como “lives solidárias” do Padre Reginaldo Manzotti, a Associação Evangelizar É Preciso arrecadou mais de 764 toneladas de alimentos, que foram entregues a pelo menos 300 mil pessoas de 52 municípios e 20 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. As ações remotas, que ocorreram no período de restrições da pandemia de Covid-19, foram promovidas pela apresentação de sete shows transmitidos simultaneamente pelos veículos de comunicação da Rede Evangelizar e dentro das campanhas que a Obra costuma realizar ao longo de todo o ano.

Os dados são do balanço do Setor de Responsabilidade Social da Associação Evangelizar É Preciso, que divulga periodicamente os resultados das ações sociais realizadas, bem como o número de pessoas atendidas e beneficiadas, entre outros indicadores, a fim de conferir transparência e prestar contas aos associados, mantenedores dos projetos e à comunidade em geral a respeito do alcance da rede de solidariedade.

A fome não espera

De acordo com a coordenadora de Projetos Sociais da Obra Evangelizar, Juliane Gonçalves, o foco dos últimos três anos foi a arrecadação de alimentos, considerando que muitas pessoas perderam o emprego e a vulnerabilidade aumentou exponencialmente. “Foi bem interessante perceber como a sociedade respondeu a esse chamado, a esse apelo. Em um momento desafiador para todos, seja pela privação da fonte de renda, de trabalho, pela dificuldade de acesso ao alimento, seja pelos problemas emocionais e sanitários decorrentes da pandemia, ainda assim, não faltou solidariedade”, diz.

As ações de arrecadação de donativos integram um conjunto maior de atividades de promoção social que a Obra Evangelizar realiza ao longo do ano, com a finalidade de socorrer a comunidade em suas necessidades essenciais de sobrevivência. Entre as ações, estão o apoio mensal de 10 mil crianças da Pastoral da Criança, eventos e parcerias que ampliam as oportunidades de acesso e qualificação ao mercado de trabalho, atendimentos  psicológico, jurídico, de assistência social, entre outros, além de aconselhamentos, acolhida e conforto espiritual, que estimulam o desenvolvimento individual, a autonomia econômica, uma vida livre de violência e a integração comunitária.

Por ocasião de datas comemorativas como o Natal, o Dia das Crianças e a Páscoa, por exemplo, se somam às ações de arrecadação de alimentos as campanhas para doação de livros, brinquedos e itens de primeira necessidade, que nutrem de alegria e de esperanças milhares de crianças, adolescentes e idosos nos municípios e instituições abraçados por iniciativas diversas. A Obra Evangelizar também mantém campanhas permanentes de arrecadação de cobertores e agasalhos, móveis ou de máscaras faciais para prevenção de contágio por infecções virais e doenças respiratórias, álcool gel, itens de higiene pessoal e equipamentos hospitalares.

São José, Providenciai!

Até o fim de março, mês dedicado a São José, a Associação Evangelizar É Preciso promove a campanha anual de ampliação do número de associados, a fim de fortalecer os trabalhos de caridade realizados ao longo do ano e para que mais pessoas se integrem à missão generosa e tão necessária. “A fome que não espera e que bate insistentemente na porta dos lares mais humildes em todo o Brasil e também das pessoas que não têm um teto para se abrigar, que vivem em situação de rua nas cidades, exige que as ações da Obra Evangelizar continuem, cresçam e contemplem as pessoas que precisam”, ressalta a superintendente da Associação,  Giane do Amaral Trupel Ribas. “É por meio das doações da comunidade e do envolvimento dos nossos associados que as toneladas de alimentos, os donativos arrecadados, os aconselhamentos e os conteúdos de fé e esperança chegam às famílias vulneráveis e fazem diferença na vida das pessoas”, acrescenta.

A iniciativa “São José, Providenciai” consiste na indicação, a partir de cada associado, de outras pessoas para fazerem parte da Obra. Até o final deste mês, os associados podem encaminhar para a sede os formulários, que estão nas edições de dezembro e janeiro do Jornal do Evangelizador, enviado com exclusividade para os associados, preenchidos com as indicações. O endereço é Praça Senador Correia, 55, Centro de Curitiba (PR). A nova associação pode, ainda, ser feita pelo atendimento telefônico ou contato no Whatsapp, pelo número: (41) 3221-6060. Os formulários da Ação São José, Providenciai também estão disponíveis na Internet, no link:  https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/acaosaojose. Quem ainda não é associado, mas deseja ser para dar suporte ao trabalho da Obra, pode se cadastrar pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *