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Folha destaca primeiro edifício carbono zero do país

A parceria da ALTMA Incorporadora com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) para a compensação de 100% das emissões de carbono do Árten, empreendimento residencial em construção em Curitiba (PR), foi notícia na Folha de São Paulo

O jornal publicou matéria mostrando como, através da “adoção” de áreas de conservação e regeneração florestal dentro da Grande Reserva de Mata Atlântica, é possível mitigar emissões de gases de efeito estufa das mais diversas atividades e setores, como o da construção civil. 

A ONG mantém o trabalho permanente de preservação e recuperação ambiental nas reservas Papagaio-de-cara-roxa, Guaricica e das Águas, no Litoral do Paraná. As áreas podem estocar ao longo de 40 anos (tempo inicial estimado para o projeto) cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 retiradas da atmosfera por meio da fotossíntese das árvores e solo.

Na reportagem “Emergência climática pressiona empresas a buscar vitrine na mata atlântica”, a Folha contou como o mercado voluntário de carbono está dando chance de sobrevida a projetos de conservação no país. O trecho que cita a ALTMA diz:

A incorporadora Altma e a construtora Hiex Empreendimentos são exemplos de empresas que encontraram oportunidades nesse novo posicionamento. Investiram R$ 300 mil para tornar um de seus projetos sustentável, o que inclui R$ 70 mil destinados à conservação, por cinco anos, de uma porção de 50 mil metros quadrados da Reserva Natural das Águas, em Antonina.

Para tomar a decisão, as companhias consideraram a boa recepção dos interessados em morar no primeiro edifício de apartamentos residenciais de Curitiba com emissões de CO2 totalmente neutralizadas do país.

Suficiente para compensar 2.600 toneladas de dióxido de carbono produzidas pela obra, incluindo a extração de matérias-primas e transporte dos materiais, o aporte acelerou as vendas do empreendimento.

Quatro meses após o lançamento, 65% das 32 unidades foram vendidas. “Esperávamos estar com 20% de vendas”, afirma Gabriel Falavina, diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma.

“Nos surpreendemos com o mercado de clientes que valorizam isso. A gente já consegue identificar um nicho que, no processo de compra do imóvel, não olha só localização, metragem e preço, mas também se o projeto corresponde aos seus valores”, diz Falavina.

A Bombai Comunicação, responsável pela Assessoria de Imprensa da ALTMA, fez a divulgação da iniciativa em parceria com a SPVS. 

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