CityHub: Paraná ganha hub de inovação para cidades sustentáveis
Rede de empresas, indústrias, startups e pesquisadores pretende impulsionar e fomentar projetos e soluções voltados à construção de espaços urbanos mais humanos, conectados e resilientes.
Em evento online com extensa programação, será lançado, na próxima quarta-feira (16), o CityHub, uma rede colaborativa multissetorial que promete acelerar a transformação das cidades brasileiras em espaços favoráveis às futuras gerações. Criado por empreendedores paranaenses, o hub fará a conexão entre indústrias de diferentes setores, empresas de todos os portes, centros de pesquisa e inovação e startups, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a implantação de soluções voltadas às cidades inovadoras, mais inclusivas, acolhedoras e ambientalmente responsáveis.
Com 12 empresas e instituições fundadoras*, dos setores de Tecnologia e Construção Civil, o CityHub pretende tecer uma ampla e engenhosa rede de parceiros, para originar novos negócios e projetos com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Além disso, terá uma agenda de ações voltadas à capacitação e aprimoramento, com palestras e webinars dirigidos ao mercado, aos profissionais e também aos estudantes. Em 2021, a programação temática mensal vai trabalhar tópicos sobre Empreendedorismo, Cidades Vivas e Humanas, Mobilidade, Inovação e Cidades Resilientes.
“O CityHub quer impulsionar as boas ideias, contribuir com os projetos inteligentes, apoiar a pesquisa e a inovação. Também é uma rede de conexões e de networking, que sem dúvida vai gerar novos negócios. Mas o principal não é isso. O principal é que, conectados no CityHub, a gente possa entender como os nossos negócios geram impacto e assumir o dever de reduzir esse impacto e contribuir verdadeiramente para as cidades do amanhã”, define o presidente do CityHub, Thiago Weingartner, CEO na Bpro Smart Engineering.
Além de eventos para o intercâmbio de conhecimento e atualização dos parceiros sobre novidades e tendências globais para as smart cities, o CityHub vai oferecer programas de imersão e formação, com experiências internacionais, e capacitação de jovens adultos e adolescentes. Em dezembro de 2021, o hub vai lançar o Projeto Educação Cityhub 2022, com o objetivo de despertar a consciência socioambiental nas próximas gerações de profissionais, encorajando a inovação e o uso inteligente da tecnologia para o desenvolvimento sustentável.
“Nosso propósito vai além da propulsão de novos negócios e parcerias. Como um hub feito de pessoas preocupadas com o futuro do planeta e da humanidade, o CityHub tem a formação dos jovens como parte importante da nossa estratégia. São eles que vão assumir a missão de continuar inovando para o bem das cidades e de seus habitantes”, defende a Head de Comunicação do CityHub, Renata Abreu, CEO & Founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil.
Evento de lançamento
Para o lançamento do CityHub, a rede fará um evento online gratuito na quarta-feira, dia 16 de junho, com programação que vai das 9h30 às 19h00. O painel de abertura terá palestrantes internacionais e foi composto em parceria com a Israel Trade & Investments, vinculada ao Ministério da Economia de Israel, país que é considerado um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo.
O painel terá as apresentações da Head de Mobilidade e Ecossistemas de Cidades Inteligentes do Israeli Export Institution, Shiri Ram, e de representantes de startups israelenses, que vão apresentar cases de inovação sobre inteligência na Construção, Transporte e Energia. “Organizamos um evento de lançamento de impacto, porque queremos que o CityHub tenha impacto de verdade no futuro das cidades brasileiras. Vamos trazer alguns cases de fora que vão nos inspirar e aguçar ainda mais a vontade de inovar também por aqui”, diz Weingartner.
Após o painel de abertura, o presidente do CityHub e o vice-presidente, Danilo Bobato, diretor comercial da Amitech, farão a apresentação do hub, detalhando os objetivos e programas que serão oferecidos aos parceiros, além dos planos de associação. A rede terá opções de assinaturas para diferentes níveis de acesso à comunidade do hub (rede de networking), aos cursos, palestras e programas de imersão e aprimoramento. Além disso, os planos também dão oportunidades de coparticipação em eventos e apresentação de cases compatíveis com os temas para toda a rede.
A programação da tarde do lançamento do CityHub começa com um painel temático sobre Cidades Conectadas e Inovadoras, que vai abordar a transformação digital das cidades. A moderação será de Caio Castro, diretor do iCities, empresa que está entre as fundadoras do CityHub e é uma consultoria referência nacional em soluções para cidades inteligentes. “Já somos parceiros de várias empresas do hub e enxergamos a importância de estarmos todos envolvidos dessa maneira para que as cidades tenham mais qualidade de vida. Essa união é um netweaving, através do qual vamos galgar soluções complexas para as cidades inteligentes, que demandam empresas multissetoriais trabalhando juntas“, avalia Castro.
O segundo painel, com tema Cidades Resilientes, avança para um debate sobre o uso da tecnologia no enfrentamento da crise hídrica, com as palestras do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) e da Sanepar, a companhia responsável pelo abastecimento de água no estado. “O tema água está muito fortemente conectado com a resiliência das cidades. Vamos falar da maior seca da história do Paraná, pela qual ainda estamos passando, e conhecer as soluções para frear prejuízos no campo e desabastecimento nas cidades por conta da estiagem”, informa o CEO da incorporadora AGL, Luiz Antoniutti, parceiro fundador do CityHub, que será um dos mediadores.
O tema também será abordado de forma mais ampla no painel. “O Lactec vai apresentar um estudo de caso que mostra como todo o ecossistema influencia a resiliência ambiental das cidades. Fechando o painel, a Wehrle vai trazer uma abordagem da indústria sobre a questão da água e dos sistemas de reuso, além de outras práticas de boa governança na área ambiental” completa Vitor Faro, da Solution IPD., que também fará a mediação do painel.
Fechando a programação, a fundadora do NRGHub e Head de Comunicação do CityHub, Renata Abreu vai moderar o painel de Cidades Baixo Carbono. “A intenção é abordar a agenda global sobre as mudanças climáticas, que tem o Acordo de Paris como marco para a transformação das cadeias produtivas com tecnologias de baixo carbono. Os convidados vão apresentar o que cada uma dessas empresas está fazendo para contribuir com a redução das emissões de gases do efeito estufa”, conta.
Todos os painéis terão debates com os palestrantes ao fim das apresentações individuais. O evento de lançamento do CityHub é na quarta-feira, dia 16 de junho, com programação que vai das 9h30 às 19h. As inscrições para assistir às palestras são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
* Empresas e instituições fundadoras do CityHub: AGL Incorporadora, Altma Incorporadora, Amitech Tecnologia, BPro Smart Engineering, Capital Natural, Cinco Aceleradora e Incubadora, iCities, NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil, Renova Green, Smart Sky, Solution IPD. e TecVerde.
Serviço – Lançamento do CityHub
Dia 16 de junho (quarta-feira), das 9h30 às 19h00.
Informações e inscrições gratuitas: página do evento.
Programação
Manhã – Painel Internacional
Moderação: Renata Abreu, CEO & founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil
Apoio: Israel Trade & Investments
09h30: Abertura | Palestra Internacional
Representante Israel Trade & Investments
Shiri Ram | Head of Mobile and Smart Cities Ecosystem Israel Export Institution
10h30: Palestras das startups israelenses
Tema: Smart Transportation – Baruch Gueta | co-founder & CEO da Roadsense
Tema: Smart Energy – Bruno Gemus | CEO Brasil Juganu
Tema: Smart Building Andrew Stein | Business Development Operations Vayyar
11h30 – 12h30: Lançamento Oficial – CityHub
Convidado: Eduardo Pimentel | vice-prefeito de Curitiba (participação por vídeo)
Thiago Weingartner | CEO na BPRO e presidente do CityHub
Danilo Bobato | diretor comercial da Amitech e vice-presidente do CityHub
Tarde – Painéis temáticos
14h00 – 15h30: Cidades Inovadoras e Conectadas
Moderação: Caio Castro | diretor do iCities
Palestrantes convidados:
Cris Alessi | Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
Rafael Deitos | Diretor Técnico do Parque Tecnológico Itaipu – PTI
Mateus Martini | Diretor da Regional Sul da Huawei
15h30 – 17h30: Cidades Resilientes
Moderação: Luiz Antoniutti, CEO & co-founder da AGL Incorporadora e Vitor Faro, CEO & founder da Solution IPD.
Palestrantes convidados:
Rosana de Fátima Gilbertoni | Gerente da área de Meio Ambiente do Lactec
Arlan Scortegagna Almeida | MSc. Engenharia Hidráulica e Saneamento do Simepar
Júlio Gonchorosky | Diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar
William Padilha | Gerente da Wehrle do Brasil
Debate – mediação de Gustavo Possetti | Gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar
17h30 – 19h00: Cidades Baixo Carbono
Moderação: Renata Abreu, CEO & founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil
Palestrantes convidados:
Julio Omori, superintendente da Copel Distribuição
Tainara Nievola | Especialista em Plataforma de Produtos da Tecverde
Douglas Meirelles | Gerente de Atendimento da Saint Cobain
Vitor Miranda | Consultor Técnico da Saint Gobain