Bombai Comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital em Curitiba

Portal "Jogos 360" completa 15 anos e amplia busca por parcerias com criadores de games

Novidades também incluem redução dos anúncios, vídeos com game preview (pré-visualização dos jogos) e “dark mode”, para economia de bateria dos dispositivos

Para comemorar 15 anos de criação, o portal Jogos 360, uma das principais plataformas de jogos gratuitos do Brasil, anunciou uma série de novidades. O objetivo é oferecer ao usuário a melhor experiência possível. Uma das estratégias do site, criado pela editora 7Graus, é conquistar a exclusividade de alguns games e, desta forma, entregar um produto com mais qualidade e cada vez mais “limpo”, com menos anúncios.

De acordo com o head de marketing da 7Graus, Paulo Stenzel, a parceria com os criadores pode se dar através da compra direta ou do sistema Revenue Share, de compartilhamento da receita dos anúncios na plataforma. “Não foi criado um modelo único para ser aplicado em todas os casos. Depende sempre da negociação. Mas podemos comprar os jogos para termos em exclusividade ou trabalhamos com Revenue Share, que também pode ser variável de acordo com o quanto o jogo já é conhecido ou não” afirma.

Com essas opções, a intenção da plataforma é tornar o negócio mais vantajoso e melhor controlado pelas produtoras e também reduzir a frequência de anúncios que aparecem para os jogadores. “Antes, em alguns jogos, tínhamos os anúncios do próprio jogo e os anúncios do Jogos 360, o que podia criar uma má experiência de jogabilidade”, diz.

Após 15 anos de atividades, o portal Jogos 360 também está passando por rebranding, que inclui a implementação do “Dark Mode” como versão principal do site, para quem tem o sistema operacional configurado para essa opção. Isso ajuda a reduzir a fadiga ocular e melhorar a legibilidade em ambientes com pouca luz. Além disso, dependendo do dispositivo utilizado, a versão escura pode poupar de 5% até 60% de energia quando comparado com as versões que exigem mais pixels iluminados. A opção de passar para o Light Mode vai continuar existindo.

Outra novidade é o sistema ativo de rastreamento de bugs. O algoritmo desenvolvido pela 7Graus permite que a equipe técnica seja notificada em tempo real sobre qualquer problema em cada um dos milhares de jogos do site, em tempo real.

Alguns jogos também foram removidos da plataforma. “A lógica do mercado de jogos gratuitos sempre passou muito pela quantidade de jogos. A partir de agora, o Jogos 360 está apostando mais na qualidade. Dessa forma, depois de uma revisão criteriosa, todos os games que não ofereciam uma boa experiência para os jogadores foram eliminados”, afirma Paulo Stenzel.

Uma das alterações que terá maior impacto para os usuários é a redução na frequência de publicidade. O head de marketing da 7Graus explica que “a receita gerada pela publicidade é fundamental para manter o bom funcionamento das plataformas gratuitas. Porém, o excesso de anúncios durante o jogo afeta a jogabilidade e torna a experiência frustrante. Por isso, os anúncios apresentados durante os jogos foram reduzidos ao mínimo possível”.

A partir de agora, os usuários também vão contar com a possibilidade de armazenar os jogos em uma lista de favoritos. Assim, cada jogador poderá ter a sua área personalizada na plataforma, o que vai tornar mais rápido e fácil para o jogador encontrar os jogos de que gosta mais entre as milhares de opções. Também foi implementado o acesso fácil à lista de jogos recentes. Mesmo que não tenha salvado como favorito, qualquer jogador pode facilmente encontrar os jogos com os quais interagiu mais recentemente.

Através dos vídeos com game preview, os jogadores não precisarão mais entrar em determinado jogo pra conhecê-lo. Basta passar o mouse sobre o thumbnail para ver a prévia. Segundo Paulo Stenzel, “todas as alterações foram feitas com o foco nos usuários. Acreditamos muito que elas vão melhorar a jogabilidade e ampliar popularizar ainda mais o Jogos 360”, completa.

Sobre Jogos 360 e a 7Graus

Criado em 2008, o site Jogos 360 é uma das principais plataformas de games gratuitos do Brasil, com média diária de 150 mil visitas únicas que, somadas, jogam mais de 24 milhões de vezes por mês.

O site é um dos produtos da 7Graus, mediatech portuguesa que é líder em mídia na Internet, especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Dicio, Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.