Arrecadações com lives da Obra Evangelizar somam 900 toneladas de alimentos doados
Ações solidárias, que se intensificaram na pandemia, beneficiaram mais de 340 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de todo Brasil – Voz, Evangelização e Música vão até dia 30 de junho e 16 canções inéditas serão selecionadas por júri especializado para as etapas eliminatórias
As campanhas de arrecadação de alimentos com lives solidárias da Obra Evangelizar, entre 2020 e 2023, alcançaram 900 toneladas de alimentos distribuídos para comunidades carentes de 62 municípios brasileiros. Em três anos, mais de 340 mil pessoas receberam os donativos, segundo balanço divulgado pelo setor de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso.
Ao todo, oito campanhas veiculadas em programas especiais e transmissões ao vivo da Rede Evangelizar de Comunicação mobilizaram a audiência e fiéis católicos de todas as regiões do Brasil. Com a condução do Padre Reginaldo Manzotti, as lives propagaram oração, música e caridade para ouvintes da Rádio Evangelizar, telespectadores da TV Evangelizar e seguidores do canal do fundador da Obra no YouTube.
As ações começaram durante a pandemia, em razão do aumento do número de famílias em situação de insegurança alimentar no país. A primeira live solidária foi o especial do Dia das Mães de 2020, que arrecadou um total de 5 toneladas de alimentos, entregues a famílias de três estados: Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná. “Com o cenário de pobreza e fome, em meio à crise econômica agravada pela Covid-19, buscamos o apoio das paróquias e outras instituições sociais para levar alimentos a quem mais precisava. E foi edificante ver a capacidade de união da sociedade que, mesmo fragilizada de diversas formas, fez a fraternidade, a solidariedade e a empatia prevalecerem”, diz a coordenadora de Projetos Sociais da Obra, Juliane Gonçalves.
Mesmo com o fim da crise sanitária, as lives solidárias continuam arrecadando alimentos nos especiais “Compromisso de Amor”, que já alcançaram a marca de 88 toneladas de donativos. Com as entregas feitas no mês de maio, a iniciativa chegou atodos os estados brasileiros. Em alguns municípios, a compra das cestas básicas ainda serviu como estímulo à economia local. “O principal critério para as compras é o preço, já que a prioridade é reverter as doações em dinheiro no maior número possível de itens para atender as famílias em dificuldade. Quando viável, fazemos a compra dos alimentos no comércio da cidade para também contribuir com a economia do município atendido”, explica a coordenadora.
A programação de lives e informações sobre como fazer as doações estão no site da Obra (www.evangelizarepreciso.com.br).