Fiéis do Evangelizar Recife participam de ação de doação de sangue em parceria com Fundação Hemope
No sábado (4), a Associação Evangelizar É Preciso e a Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) realizam as coletas da campanha de doação de sangue do VII Evangelizar Recife. O encontro católico, liderado pelo fundador da Obra Evangelizar, Padre Reginaldo Manzotti, reuniu 450 mil fiéis na Praia do Pina, em Recife (PE), no último fim de semana. Foi o público recorde do evento em Pernambuco.
Os participantes foram orientados para fazerem suas doações no sábado, das 7h15 às 17h, em 10 endereços do Hemope espalhados pelo estado. “É de suma importância a adesão dos fiéis à essa campanha em prol da vida, contribuindo para deixar nossos estoques estáveis para atender a demanda transfusional de nosso estado. O convite é para quem já é doador e também para pessoas que nunca se candidataram, mas que têm o interesse de doar pela primeira vez”, afirma Valéria Morais, assistente social da captação de doadores do Hemope.
Podem doar sangue pessoas com entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 51 quilos. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde, sem episódios de sintomas gripais nos últimos 15 dias ou gastrointestinais nos últimos sete dias. Os candidatos devem levar documento com foto. “Todos os tipos sanguíneos são muito bem-vindos. É importante que os doadores venham alimentados e descansados, com pelo menos 6 horas de sono na noite anterior. Também é importante estar há pelo menos 12 horas sem bebidas alcoólicas. A cada doação, é possível salvar vidas e contribuir para a melhora da qualidade de vida dos pacientes em tratamento de doenças crônicas, como o câncer. As doações também ajudam na recuperação de pessoas que passam por cirurgias”, completa a assistente social.
O VII Evangelizar Recife, que ocorreu no último sábado (28), marcou o retorno a Recife (PE) do fundador da Associação Evangelizar É Preciso, Padre Reginaldo Manzotti, depois de cinco anos. Com o tema “Reveste-me da Armadura de Deus”, a edição de 2024 do maior evento católico do Brasil atraiu participantes não apenas da capital, mas de toda a região. A moradora de Jaboatão dos Guararapes, Nilta Pereira, foi a seis das sete edições do Evangelizar Recife. “Só não participei em 2019, porque estava em São Paulo. Todos foram maravilhosos. O Padre (Reginaldo Manzotti) contagia. Dessa vez, cheguei antes das 11h30 e fiquei até quase 20h30. Se for da vontade de Deus, tenho parentes em João Pessoa, e vou ao Evangelizar João Pessoa também. Meu sonho é conhecer a sede da Evangelizar, em Curitiba”, diz.
Maior evento católico do Brasil, o Evangelizar É Preciso reúne testemunhos de fiéis que alcançaram graças por meio do exercício da fé católica. Mãe da Sofia, de 10 meses, a recifense Tatiana Dias de Farias acompanhou o VII Evangelizar É Preciso pela Internet. “É um evento de muita benção. Esse ano eu acompanhei pela Internet, com a minha nenê”, conta. A filha veio em uma gravidez difícil, após a perda de dois bebês nos primeiros meses de gestação. De acordo com a mãe, a graça de realizar o sonho de ser mãe reforçou a fé e a conexão com a espiritualidade. “Eu sempre quis ser mãe, mas os médicos pelos quais passei diziam que não seria possível. Eu engravidei duas vezes e perdi os bebês com poucos meses de gestação. Entendi que Deus não queria isso para mim. Mas, com o tempo, decidi pedir em oração e fazia como o Padre Reginaldo diz: colocando minha mão sobre a barriga. Foi uma gestação e um parto difícil, mas eu rezava a Ave-Maria, para que eu pudesse realizar o meu sonho e criar minha filha”, lembra.
A menina Sofia, segundo a mãe Tatiana, compreendeu, desde cedo, a fé católica. “Ela assiste o Santíssimo com a gente todas as quintas-feiras. E, aos seis meses, já levanta as mãos para louvar o Senhor. Ela vai à igreja todo domingo. E beija a imagem todos os dias. Ela é uma bênção”, conta. No VII Evangelizar Recife, a família foi à Missa de preparação do grupo da Obra que trabalhou no evento. “A Sofia foi uma atração, porque levantava as mãozinhas nas músicas que o Padre Reginaldo cantava e ela conhecia. Todos ficaram encantados, com uma criança de 10 meses, que participa da Missa e louva. Ela é minha vida, meu sol, minha luz”, conclui.
O evento Evangelizar É Preciso ocorre anualmente e movimenta fiéis católicos das cidades sedes e região. Ao todo, já foram 28 edições em diferentes estados brasileiros. Em 2024, o evento foi realizado pela primeira vez no estado de Minas Gerais, com o Evangelizar Divinópolis. E terá a primeira edição em João Pessoa (PB), no dia 27 de julho. Em Fortaleza (PE) terá sua 17a edição no mês de outubro. Foi o Evangelizar Fortaleza que tornou o Padre Reginaldo Manzotti conhecido por arrastar multidões, com público de mais de um milhão de pessoas em uma única edição, na Praia de Iracema.
Serviço
Campanha Doação de Sangue VII Evangelizar Recife
Data: 4 de maio (sábado)
Horário: 7h15 às 17h
Endereços:
Recife
- Fundação Hemope – Rua Rio Capibaribe, 147 – São José
- Hospital de Hematologia – Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças
Hemorrede Interior
- Hemocentro Regional Caruaru – Av. Oswaldo Cruz s/nº – Maurício de Nassau
- Hemocentro Regional Garanhuns – Rua Gonçalves Maia, s/nº Heliópolis
- Hemocentro Regional Serra Talhada – Rua Joaquim Godoy s/nº Centro
- Hemocentro Regional Petrolina – Rua Pacífico da Luz, s/nº – Centro
- Hemocentro Regional Ouricuri – Rua Ulisses Guimarães s/nº – Centro
- Núcleo de Hemoterapia Regional Arcoverde – Av. Joaquim Nabuco, s/nº – São Cristóvão
- Núcleo de Hemoterapia Regional Salgueiro – Rua Joaquim Gondim, 65 – Stº Antônio
- Agência Transfusional Regional Limoeiro – Rua Santa Terezinha, 174 – José Fernandes Salsa