Bombai Comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital em Curitiba

Feirão de empregabilidade oferece 250 vagas de trabalho em Curitiba e Região Metropolitana

Além das oportunidades de emprego em supermercados e restaurantes populares, com vagas para pessoas com deficiência e jovens aprendizes, ação inclui oferta de cursos profissionalizantes gratuitos

Na próxima quinta-feira, 25 de maio, a Obra Evangelizar realiza mais um Feirão da Empregabilidade com a oferta de 250  vagas de trabalho, em Curitiba e Região Metropolitana, e 10 opções de cursos profissionalizantes gratuitos. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Muffato Rede Varejista, Senac Paraná, Instituto Tibagi e a Ação Social do Paraná, fundada pela Arquidiocese de Curitiba.

As vagas de emprego na rede de supermercados incluem as funções de repositor, balconista, zelador, açougueiro, padeiro, confeiteiro, auxiliar de padaria e confeitaria, cozinheiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de estacionamento e empacotador. Por meio da parceria com a Ação Social do Paraná, serão contratados também auxiliares de serviços gerais para trabalhar nas cozinhas de restaurantes populares. Há oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs) e também para jovens aprendizes (Lei 10.097/2000).

Será o sexto Feirão de Empregabilidade realizado pela Obra Evangelizar e parceiros em 2023. Nas edições anteriores, 1.234 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego. De janeiro a março, as ações resultaram em 422 trabalhadores contratados. “Os números nos mostram a efetividade de criar a ponte entre o empregador e o trabalhador em busca de emprego. A integração com as empresas e instituições educacionais possibilita a oferta de diferentes oportunidades para que as pessoas possam construir uma vida digna, rompendo as barreiras da desigualdade social por meio do ofício”, avalia a coordenadora de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso, Juliane Gonçalves.  

Foi por meio de um dos feirões que a operadora de caixa, Leonor dos Santos Kaestner, de 44 anos, conseguiu o emprego na loja do Grupo Muffatto próxima da casa dela. Antes disso, ela estava entre os 39% de trabalhadores brasileiros que exercem diferentes serviços na informalidade. “Já não tinha mais esperança de conseguir um emprego com carteira assinada, mas me inscrevi, fui chamada, comecei o treinamento e logo já estava trabalhando”, lembra. “Muda tudo na vida da gente, porque dá mais segurança e aumenta a autoestima. Que mais e mais pessoas encontrem oportunidades também”, almeja. 

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada na última semana pelo IBGE, a taxa de desemprego chegou a 8,8% no primeiro trimestre de 2023. No Paraná, o índice está em 5,4% da população economicamente ativa do estado. O mesmo levantamento mostrou a redução do percentual de jovens entre os trabalhadores com carteira assinada. Os mais jovens, com idades entre 14 e 17 anos, representam 17%, quase três pontos percentuais abaixo do registrado em 2019. Entre os que têm entre 18 e 24 anos, a participação passou de 69,8% para 68,3% no mesmo período. “O objetivo dos Feirões é auxiliar pessoas em busca de recolocação no mercado de trabalho e também quem está procurando o primeiro emprego. Por isso, são oferecidas vagas para candidatos que ainda não têm experiência profissional e oportunidades para os jovens que precisam trabalhar”, ressalta Juliane Gonçalves. 

Além das vagas de trabalho, o Instituto Tibagi vai inscrever candidatos em seu Programa de Aprendizagem para as áreas de Eletromecânica ou de Assistente Administrativo. Os cursos têm formação teórica e prática, por meio de cooperação com outras empresas. Já o Senac Paraná levará ao Feirão da Empregabilidade a oferta cursos de qualificação em identidade visual, ferramentas de marketing digital, produção de imagens para meios digitais, qualidade no serviço de portaria, massagem estética modeladora, tomossíntese e ressonância magnética da mama, meios de contraste em radiodiagnóstico, primeiros socorros e recepção em serviços de saúde.

Mais uma vez, o Feirão da Empregabilidade vai acontecer no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, na Praça Senador Correia, 128, Centro da capital. O endereço fica em frente ao Terminal do Guadalupe, onde mais de 13 mil passageiros de 28 linhas de ônibus de Curitiba e oito municípios da Região Metropolitana desembarcam diariamente. A ação vai das 9h às 16h30. 

Os interessados devem levar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e documentos pessoais (RG e CNH). As fichas com qualificações e experiências profissionais anteriores serão preenchidas no local. Caso haja necessidade, em função da quantidade de interessados, serão agendadas entrevistas para datas posteriores, para que todos sejam atendidos. 

 

SERVIÇO | Feirão de Empregabilidade 

Data: Quinta-feira, 25 de maio de 2023

Horário: das 9h às 16h30

Endereço: Praça Senador Correia, 128, Centro de Curitiba (PR), em frente ao Anfiteatro de Jesus das Santas Chagas