AGL é principal "case" de reportagem da Gazeta do Povo sobre reuso das águas cinzas
Incorporadora tem os dois únicos empreendimentos de Curitiba (PR) com sistema de reaproveitamento das águas residuais: o New Town e o New Urban, em construção no bairro Novo Mundo
Em reportagem assinada pela jornalista Elvira Fantin, a Gazeta do Povo mostrou os avanços do Brasil no reaproveitamento das águas cinzas e pluviais, com economia que chega a 60% do consumo em casas e condomínios multirresidenciais.
A matéria destaca que a eficiência hídrica está entre as prioridades do setor da construção civil nos novos empreendimentos “verdes”, projetados para atender a demanda global de combate ao desperdício dos recursos naturais e responsabilidade socioambiental no mercado imobiliário.
Essa tendência, mostra a reportagem, pode ser impulsionada pela nova Lei Federal 14.546/23, que prevê, entre outras medidas, que o poder público estimule o uso de água da chuva e o reaproveitamento das chamadas “águas cinzas” em novas edificações urbanas residenciais e comerciais, além da indústria e do agronegócio.
O principal “case” da reportagem é a incorporadora AGL, que tem os únicos dois empreendimentos de Curitiba com sistema de reaproveitamento das águas residuais, dos chuveiros, pias, tanques e máquinas de lavar.
Os edifícios residenciais New Town, já habitado, e New Urbans, em construção no bairro Novo Mundo, oferecem, entre vários itens de sustentabilidade, o reuso das águas cinzas para descargas nos vasos sanitários dos apartamentos.
Confira a reportagem completa no portal da Gazeta do Povo.