Bombai Comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital em Curitiba

Projeto Abracei: parceria entre Obra Evangelizar e Pastoral da Criança completa 11 anos

Doações da comunidade para ações do projeto já beneficiaram e transformaram a realidade de mais de 1 milhão de crianças

Padre Reginaldo Manzotti com Luciane Neumann e o Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador adjunto e coordenador internacional da Pastoral da Criança

O Projeto Abracei, parceria entre a Associação Evangelizar É Preciso e a Pastoral da Criança, acaba de completar 11 anos. O apoio financeiro, que começou em 2012, soma recursos suficientes para o atendimento de cerca de 1 milhão de crianças acolhidas pela organização de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atua na orientação e acompanhamento de famílias com gestantes e crianças de zero a seis anos em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Desde 2012, o Projeto Abracei arrecada contribuições espontâneas de associados, apoiadores e voluntários da Obra Evangelizar, com o objetivo de prover as necessidades urgentes e estruturais da instituição no cuidado e atenção a 10 mil crianças por mês. Ao todo, são arrecadados e repassados quase meio milhão de reais ao ano à Pastoral da Criança.

Além das doações destinadas ao treinamento dos líderes comunitários que atuam junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, a parceria contribuiu para o aprimoramento de recursos tecnológicos importantes para a organização. Um exemplo é a criação do app Pastoral + Gestante, aplicativo que permite o acompanhamento remoto das famílias atendidas e fornece informações para gestantes e mães de bebês, além de cursos online sobre temas como pré-natal, parto e pós-parto, aleitamento materno, alimentação saudável, higiene e desenvolvimento infantil.

O Projeto Abracei também inclui a divulgação de conteúdos da Pastoral da Criança em todos os canais da Rede Evangelizar de Comunicação. “Com o apoio dos associados da Obra, ao longo desses 11 anos, ajudamos mais de um milhão de famílias com recursos financeiros. E também, como benfeitora nacional, produzimos e distribuímos gratuitamente, para emissoras de todo o Brasil, programas que fortalecem e disseminam o trabalho lindo da Pastoral da Criança”, conta a superintendente da Associação Evangelizar É Preciso, Giane Ribas. 

A TV Evangelizar produz diversos conteúdos sobre a Pastoral e sua missão de cuidar das crianças brasileiras. Todos eles, incluindo uma matéria especial sobre o Projeto, ficam disponíveis para quem quer ver ou rever na playlist exclusiva da Pastoral da Criança no canal da emissora no YouTube.

Constantemente, nas Missas, lives do Padre Reginaldo Manzotti, além de campanhas de arrecadação específicas, a Obra Evangelizar relembra a sociedade da necessidade de valorizar e garantir a continuidade do trabalho da Pastoral da Criança. Parte dos recursos provenientes dos direitos autorais do livro “Uma Oração por Dia”, de autoria do fundador da Obra Evangelizar, são destinados a ações de promoção da infância digna.

De acordo com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda da Silva Alencar, a ação generosa e concreta da comunidade contribui para a manutenção do trabalho iniciado há três décadas. “A gente atua imbuídos da esperança de dias melhores. Com a contribuição, a colaboração e a consciência de cada ser humano, podemos fazer um país melhor, transformar a realidade e cuidar bem de nossas crianças. São pequenos esforços, que fazem de um gesto de caridade uma obra grandiosa, que beneficiam igualmente quem doa e quem recebe a boa ação”, afirma.

Em todo o país, a fim de manter o trabalho que beneficia mais de 360 mil crianças e 18 mil gestantes, a Pastoral da Criança conta com a mobilização de mais de 42 mil voluntários e, destes, 33 mil são líderes comunitários, residentes nas localidades atendidas. Fora do Brasil, a presença da Pastoral da Criança faz a diferença também em 11 países da América Latina e dos continentes africano e asiático, com uma caminhada idealizada, inspirada e orientada pelo trabalho da médica pediatra e humanista Zilda Arns, que faleceu em janeiro de 2010, vítima de terremoto no Haiti, durante missão internacional pelo país.

Um dos projetos sociais contemplados e mantidos pelas contribuições dos associados da Obra Evangelizar, por meio doo Projeto Abracei é o “Sol Cidadão”, que ampara imigrantes haitianos, venezuelanos e cubanos residentes em Curitiba. Cerca de 250 famílias cadastradas nesta ação recebem alimentos, donativos diversos, equipamentos  e participam de cursos profissionalizantes, de capacitação e de fomento ao empreendedorismo, que facilitam tanto sua integração na comunidade quanto a inserção das pessoas no mercado de trabalho. “Toda essa transformação só é possível graças às doações que recebemos mensalmente de pessoas que acreditam e apoiam a Obra. Com essa união, construímos um mundo melhor quando levamos esperança e carinho às crianças e às famílias do nosso país, que contam com esse apoio e com a generosidade da comunidade”, conclui Giane Ribas.