Bombai Comunicação: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital em Curitiba

Marketing
Político

A cada eleição tem aumentado significativamente o uso das redes sociais e ferramentas de marketing digital.

Os valores gastos pelos candidatos na disputa de 2022 confirmam o crescimento da importância das plataformas digitais no processo.

Somados, os candidatos a presidente, governador, senador, deputados estaduais e federais dos 26 Estados e do Distrito Federal, investiram mais de R$ 150 milhões em propagandas virtuais.

Crescimento de 50% em relação a campanha de 2018.

Por que o marketing digital está ganhando tanto espaço na política e nas campanhas eleitorais?

Além de mais econômico que as campanhas tradicionais,(panfletos, banners, santinhos, adesivos, bandeiras, placas, pessoal de rua…), o marketing político digital tem potencial – desde que coordenado por profissionais experientes – para atingir de forma assertiva o eleitor.

Através da propaganda online, um determinado candidato consegue chegar até potenciais eleitores que não conseguiria se dependesse de um deslocamento.

Com estratégias de ADS (impulsionamentos), a Bombai faz as postagens chegarem até públicos muito específicos. É possível inclusive, através das postagens ocultas, fazer com que determinado post seja visto apenas por seu grupo de interesse.

Exemplo: Uma postagem defendendo a causa animal será apresentada apenas para perfis nas redes sociais que já manifestaram interesse e simpatia com este tema.

Quais os diferenciais da Bombai no marketing político digital?

Com profissionais com experiência em campanhas eleitorais, comunicação pública e jornalismo político, a Bombai oferece assessoria de imprensa e todos os serviços de comunicação digital para políticos, incluindo o período de campanha eleitoral.

Nossa equipe já coordenou a assessoria de imprensa e estratégias digitais de campanhas para governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador.

Também contamos com um departamento jurídico experiente em direito eleitoral e prestamos suporte na prestação de contas à Justiça Eleitoral relativa a estes serviços.

É preciso esperar a campanha eleitoral para utilizar o marketing político digital?

A Bombai atende políticos no exercício do mandato.

Atualmente, as regras eleitorais permitem que o trabalho nas redes sociais aconteça mesmo nos períodos que antecedem as campanhas, desde que respeitadas determinadas regras.

Para quem já tem mandato, é fundamental manter uma comunicação constante com os potenciais eleitores.

Através de campanhas direcionadas, a Bombai consegue segmentar o público e levar as informações do mandato a cidades, bairros, regiões e públicos específicos.

Além de eficaz, essa estratégia reduz os investimentos.

Ainda não tenho mandato, mas quero disputar a próxima eleição. O marketing político digital pode me ajudar?

Quanto mais tempo melhor para definição de estratégia, construção de imagem, definição de público-alvo e pautas prioritárias.

A legislação eleitoral permite que os eleitos e os que pretendem disputar futura eleição se manifestem através das redes em qualquer tempo. Desde que respeitadas duas premissas básicas: não pode dizer que é candidato e nem pedir voto.

Essa regra não impede a construção de uma imagem junto aos potenciais eleitores.

Encerrada a eleição de 2022, é possível (e interessante) iniciar imediatamente um trabalho voltado para as próximas disputas (2024, 2026…).

A presença digital forte e permanente aumenta significativamente a chance de sucesso na empreitada eleitoral.

Fora do período de eleição, a escolha de uma agência conceituada e experiente é fundamental para otimizar a verba investida e ter os resultados mais efetivos.

Por que escolher o marketing eleitoral digital e não as formas tradicionais de comunicação?

Além dos custos mais baixos e foco no público-alvo específico, outro fator importante a ser considerado é a versatilidade do universo digital.

O resultado das estratégias escolhidas pode ser avaliado diariamente. Caso, o “barco não esteja navegando na direção correta”, é simples dar uma guinada.

No caso das outras mídias é bem mais complicado. Programas de rádio e TV, materiais impressos têm custo alto de produção. Difícil jogar tudo fora depois de pronto e refazer.